massa de papel machê com farinha de trigo

ESTA É UMA BOA RECEITA DE MASSA DE PAPEL MACHÊ!

MATERIAIS:

PAPEL HIGIÊNICO,FARINHA DE TRIGO,ÓLEO COZ,VINAGRE.

NUMA BACIA COM ÁGUA,DESMANCHAR O PAPEL HIGIÊNICO.

DEPOIS DE DESMANCHADO,ESCORRER NUMA PENEIRA E AMASSAR BEM,PARA TIRAR TODA A ÁGUA.

COLOCAR DE VOLTA NA BACIA E ESFARELAR BEM O PAPEL,COM OS DEDOS.

ACRESCENTAR  UM COPO CHEIO DE COLA(QUE PODE SER A COLA BRANCA DE ESCOLA OU A COLA DE FARINHA DE TRIGO,FEITA EM CASA)

COLOCAR DUAS COLHERES DE ÓLEO,UMA COLHER DE VINAGRE,SEIS COLHERES DE FARINHA DE TRIGO.

MISTURAR BEM E AMASSAR A MISTURA,ATÉ FICAR UMA MASSA SEM GRUDAR NAS MÂOS(COMO SE FÔSSE MASSA DE PÂO)

COLOCAR NUM RECIPIENTE FECHADO,NA  GELADEIRA.

OBS:QUALQUER TRABALHO FEITO COM ESTA MASSA ,PRECISA IR AO FORNO CASEIRO,POR  TRINTA  MINUTOS OU MAIS(DEPENDENDO DE SEU FORNO)

6 comentários sobre “massa de papel machê com farinha de trigo

  1. Yasmin disse:

    Bom, eu tenho que fazer uma maquete sobre o Sistema Solar, mas tem um porém, eu não posso usar isopor! Será que se eu usar essa massa para fazer as bolinhas representando os Planetas ia dar certo??

    • bloggartesanatos disse:

      Dá certo sim,porém voce precisa fazer uma estrutura de bola,para forrar com a massa.Faça uma bola com jornal e envolva com a fita crepe,depois de toda coberta com a fita crepe,aplique a massa na bola toda e ponha para secar no sol ou no forno caseiro em temperatura baixa. Aí é só pintar o planeta.
      Voce pode entrar no meu canal e procurar um vídeo de bolas decorativas e verá como fazer.

  2. Bárbara Andrade disse:

    Assisti alguns dos seus videos no youtube e fiz a massa e montei um chapéu de bruxa, mas ele é muito grande (como eu queria, rs) não tenho forno do tamanho suficiente para coloca-lo no forno o que faço? Pq ele tem que ir ao forno? Pode se no sol bem quente (pois moro em Goias e aqui o sol é bem quente). Tenho a duvida também de: Se é possivel secar a massa depois de seca? Há e a minha intensão é depois de a massa seca e pintada de preta, quero reveste-la de papel ou tecido preto, tipo camurça, há algum problema?

Deixe um comentário

